Imagem capa - INTELIGÊNCIA CRIATIVA  por Thiago de Souza
Macetes Mentais

INTELIGÊNCIA CRIATIVA

Em um Macete Mental, em oposição à anotação tradicional ou a um texto linear, a informação é estruturada de uma maneira que se assemelha muito mais ao funcionamento do cérebro. Uma vez que é uma atividade analítica e artística, ela envolve seu cérebro de uma maneira muito mais rica, ajudando em todas as suas funções cognitivas. E o melhor de tudo, é divertido!


Então, como é um macete mental? Melhor do que explicar está abaixo um exemplo:


Este é um macete mental sobre - Constitucionalismo / Conceito ou Sentidos da Constituição - macetamento mental. Apresenta, de forma visual, os principais elementos e técnicas de como desenhar macetes mentais. Sim, eu sei que isso pode parecer um pouco confuso inicialmente, mas tenha paciência comigo: uma vez que você quebre o hábito enraizado da anotação linear, você não vai olhar para trás.


BENEFÍCIOS E USOS

Acho que já dei os benefícios do macetamento mental e por que os macetes mentais funcionam. Basicamente, o macetamento mental evita pensamentos lineares, movimentando sua criatividade e fazendo anotações se divertindo novamente.


Mas para o que podemos usar macetes mentais?


  • Tomando notas
  • Brainstorming (individualmente ou em grupos)
  • Solução de problemas
  • Estudo e memorização
  • Planejamento
  • Pesquisando e consolidando informações de várias fontes
  • Apresentando informações
  • Aprendendo sobre assuntos complexos
  • Movimentando sua criatividade


É difícil fazer justiça ao número de utilizações que os macetes mentais podem ter - a verdade é que podem ajudar a clarificar o seu pensamento em praticamente tudo, em muitos contextos diferentes: pessoal, familiar, educacional ou empresarial. Planejando seu dia ou planejando sua vida, resumindo um livro, lançando um projeto, planejando e criando apresentações, escrevendo posts no blog - bem, você entende - qualquer coisa, na verdade.


COMO DESENHAR UM MACETE DA MENTE 

Desenhar um macete mental é tão simples quanto o 1-2-3:

  • Comece no meio de uma página em branco, escrevendo ou desenhando a ideia que você pretende desenvolver. Eu sugiro que você use a página na orientação paisagem.

  • Desenvolva os subtópicos relacionados em torno deste tópico central, conectando cada um deles ao centro com uma linha.

  • Repita o mesmo processo para os subtópicos, gerando subtópicos de nível inferior, conforme você preferir, conectando cada um deles ao subtópico correspondente.


Mais algumas recomendações:

  • Use cores, desenhos e símbolos copiosamente. Seja o mais visual possível e seu cérebro vai agradecer. Conheci muitas pessoas que nem tentam, com a desculpa de que "não são artistas". Não deixe que isso impeça você de experimentar!

  • Mantenha os rótulos dos tópicos o mais curtos possível , mantendo-os em uma única palavra - ou, melhor ainda, em apenas uma foto. Especialmente em seus primeiros mapas mentais, a tentação de escrever uma frase completa é enorme, mas sempre procure oportunidades para encurtá-la para uma única palavra ou figura - seu macete mental será muito mais eficaz dessa maneira.

  • Varie o tamanho do texto, cor e alinhamento . Varie a espessura e o comprimento das linhas. Forneça o máximo de sugestões visuais possíveis para enfatizar pontos importantes. Todo pouquinho ajuda a envolver seu cérebro.


PENSAMENTOS FINAIS

O macetamento mental é um tópico absolutamente fascinante e rico - este post apenas arranha a superfície. Se você quiser mais material de referência agora, a pagina do IG @macetemental é um bom ponto de partida.


O macetamento mental é uma paixão para mim e é um dos impulsionadores mais fortes por trás deste blog. Eu pretendo explorá-lo em muito mais profundidade - publicando macetes mentais, fornecendo dicas, falando sobre macetamento mental para provas de Exames da OAB, Concursos Público e muito mais. Apenas certifique-se de continuar visitando (ou melhor ainda, se inscrever em nossas redes sociais).


Enquanto isso, dê uma chance ao macetamento mental - experimente. Siga estas dicas úteis e veja os resultados por si mesmo. Não se preocupe muito em fazê-lo da maneira "certa" - apenas divirta-se.


Para inspirar você, mais um grande macete mental do IG @macetemental sobre Classificação das Constituições.